No âmbito da visita ao Reino Undio, o papa Bento XVI mostrou-se «emocionado, porque lhe manifestaram o profundo sofrimento e humilhação face ao que eles e os seus familiares passaram», sublinhou o Vaticano, referindo que o encontro decorreu na Nunciatura apostólica em Londres.
De acordo com a BBC, no encontro, que terá durado meia hora, estiveram cinco vítimas de abusos sexuais, todas do Reino Unido.
Papa Bento XVI assegurou às vítimas que «fará tudo o que estiver ao seu alcance para investigar as acusações, para colaborar com as autoridades civis para levar à justiça os membros da igreja e os religiosos acusados destes crimes».
Depois deste encontro, o Vaticano referiu que Bento XVI vai ainda dialogar com um grupo de profissionais que se dediquem à proteção de crianças e jovens em ambientes religiosos.
Em Novembro de 2009 foi publicado um relatório que revelava centenas de sevícias sexuais em crianças cometidas por padres na Irlanda, que conduziu à mais grave crise da Igreja nos últimos anos.
Escândalos semelhantes surgiram também na Alemanha e na Bélgica.